Cada vez mais, a partir do momento que temos um bébé ou para alguns adultos, um aparelho de aerossol é essencial em casa. Isto porque os vapores de àgua, mesmo sem serem associados a medicação, são óptimos para tratar as tosses (até para as gravidas que também não podem fazer medicação). Agora que cada vez mais as crianças têm imensas alergias e problemas respiratórios, é uma forma de evitar fazer medicação a toda a hora.

É um aparelho caro, mas um bom investimento. Temos é de o saber usar bem!

O mais conhecido é o da marca Pic e seja qual for o modelo, a forma de utilização não muda muito. A diferença está na nebulização mais eficaz, no aparelho mais pequeno e menos ruidoso.

Então como se deve usar este aparelho?

1) Tirar a tampa de cima da maquina.

2) Encher o reservatório até ao traço do Max. com água destilada (de preferencia) ou de garrafão (para que não se crie calcário no aparelho com a continuação das utilizações)

3) Colocar a cápsula de plástico por cima da água no local próprio, e encher com o soro fisiológico (5ml) ou com a medicação

4) Fechar a tampa e colocar a mangueira e o bucal/mascara (isto vai depender de cada criança, uns toleram a mascara muito bem, outros é uma luta e só se consegue com o tubinho)

5) Ligar no botão e deixar trabalhar até deixar de deitar fumo

6) Desligar a máquina no botão e tirar a tampa

7) Retirar a cápsula, secar com um pano seco e guardar (são reutilizáveis)

8) ATENÇÃO - Deitar fora a água restante e em seguida colocar um pano turco em cima de uma mesa e por a maquina em cima a secar. NÃO se deve tentar secar o recipiente da água pois tem 2 zonas em que não se pode tocar: o espelho e a ponta preta de plástico (sensor), sob pena de estragar imediatamente o aparelho. E isto a garantia não cobre.

9) Guardar tudo, depois de seco, na bolsa de transporte.

Vão ver que tendo estes cuidados, a vossa máquina vai durar muitos anos e vai ser um bom investimento.

Agora pergunto eu, para quem usa estas máquinas, como é que fazemos para os miúdos ficarem quietos???

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

3 Responses so far.

  1. Tresouro says:

    Bom dia
    Quanto à máquina Pic, também acho essencial ter uma em casa. Mas gostaria de saber uma informação: tenho a anterior a esta (da imagem). Acontece que nunca me explicaram como você explica aqui a manutenção desta. Inicialmente colocava água e o soro misturado ..... Neste momento, e após 7 anos de utilização deparei com depósitos de calcário na zona que deve ser o sensor ou o espelho. Como faço para remover esse calcário??? É que neste momento não posso dar ao luxo de comprar outra e assim que o meu menino tem tosse ou está constipado, faz-me um jeitão daqueles!!!!! Pode me enviar a resposta por mail? tresouro@gmail.com
    Obrigado pelo esclarecimento e ajuda

  2. Unknown says:

    Boa tarde, tenho uma maquina PIC destas . ela deixou de fazer vapor .
    O que devo fazer ? Visto que a maquina já não tem garantia

  3. Dirija-se a uma farmácia que venda estes aparelhos que eles enviam para a ARTSANA, depois eles enviam orçamento e decide se quer mandar arranjar.

Leave a Reply